terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma escola é coisa séria. Ela recebe diariamente pessoas em formação e pessoas formadoras. Assuntos diversos são passados aos que estão sendo formados (alunos), todos jovens e crianças que através do formador ( educadores)passam a perceber tudo que constitui a vida , distribuídos em áreas de conhecimento ( disciplinas). Essas disciplinas são a matemática, a biologia, a química, a física, a geografia, a história, as artes, a língua portuguesa, as línguas estrangeiras,etc. Essas disciplinas têm conteúdos específicos de acordo com cada nível de ensino.
Nesse complexo universo, muitas questões atravessam significativamente, pois o processo de aprendizagem é tão delicado quanto qualquer outro processo orgânico, que para funcionar plenamente, têm que ser respeitadas todas as condições obrigatórias. Tal como os rins, que para funcionarem dependem de água.
Acontece que, nem todos os formadores têm consciência de que, tal como os médicos, são também responsáveis pela saúde mental dessas crianças, por suas vidas,por suas descobertas existenciais. E opostamente ao correto procedimento enquanto formadores, levam diariamente a esses inocentes, o simplório, o mínimo, a superfície dos conteúdos, que, em relação às exigências do mundo atual, não acompanha sequer as habilidades que esses jovens adquirem nos mais óbvios dos jogos, ou brinquedos, ou diálogos entre eles.
Os jovens e as crianças já estão muito além das medíocres práticas de ensino formalizadas nas escolas retrógradas, e por isso conversam durante a aula, e por isso não querem estudar, e por isso não estabelecem relações interessantes com seus professores. A vida está muito além de um quadro, um caderno, um teste, uma prova. Coloquem-se como espectadores desse cenário tão pobre que é uma sala de aula, aí então compreenderão porque os alunos são tão desinteressados e tão desafetuosos e tão deficientes em suas práticas cognitivas. É triste. As consequências desse descaso trarão graves problemas socias. Acordai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário